terça-feira, 9 de junho de 2009

Transformar Informação em Conhecimento

Se imaginarmos como um estudante adquiria informação e cultura na década de 1950, com certeza conseguiremos imaginar o porquê do desenho clássico de uma sala de aula, com o professor na frente da sala, sendo o "ator" principal do cenário, bem como a principal fonte de informação.
Agora, imaginemos o dia-a-dia de um estudante nos tempos atuais. Televisão, rádio,, revistas, livros, o vasto mundo virtual da internet...
A alfabetização clássica, onde se "juntava" as letras, com uma contínua "decoreba", deu lugar ao "aprender a aprender" , onde o aluno é um participante ativo, cheio de idéias, opiniões e informações...significando na prática, lançar colete salva-vidas para que o estudante não naufrague no mar de informações. Ensiná-lo a nadar, significa ensiná-lo a ler, interpretar e mesmo produzir comunicação,mas com conhecimento crítico. O desafio agora é transformar a informação em conhecimento onde alunos e professores são responsáveis por uma educação cada vez mais de qualidade.

8 comentários:

  1. Feliz foi a sua iniciativa... amei o blogger !!!
    Acredito que a "Educação é em todas as suas dimensões um grande desafio" e o passaporte para transformações.

    Renata Lima, amante tbém da Educação

    ResponderExcluir
  2. Hi Fabíola,
    Adorei seu blog. Ficou ótimo. Excelente ferramenta para incrementar a participação dos alunos e outros professores nesse universo cibernético. Vou visitar sempre. Parabéns.
    Bjs. Regina
    (Estou aqui porque recebi seu convite através do Foro do Curso online EduBlog)

    ResponderExcluir
  3. OLa Fabíola,

    Louvável esse idéia de criar um blog ficou realmente muito bom, e com certeza é um excelente espasso de informações bem como também de discusões, afinal só mesmo a Educação para mudar essa nossa realidade e é assim cada um fazendo sua parte que chegaremo lá.

    Parabéns!!!
    Estarei sempre te visitando aqui..

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabíola
    Paz e Bem

    Parabéns pelo Blog!

    Estou gostando muito do curso, apesar das minhas limitações... e você?

    Bjs

    Maria Angela - Sorocaba/SP / Brasil

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiola, sou Natacha, sua companheira na aula virtual de Blogs. Sou da Argentina, adorei os textos. Vou continua visitando-a. Obrigada e descolpe os erros, faz muito tempo que nao me comunico em portugues.
    Que esteja bem. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. A Bíblia diz que devemos "reter o que é bom". Nos dias de hoje há muita informação, é preciso que tenhamos discernimento, sabedoria para saber o que é bom e reter somente aquilo que vai nos agregar valor e deixar ser procesado dentro de nós, para o nosso crescimento. Devemos filtrar essas informações, a finalidade do filtro é reter as impurezas impedindo a entrada de impurezas que causem danos às nossas vidas. Devemos lembrar sempre que a informação tem um ciclo de vida e que devemos ser ágeis para reter essas informações e logo transformá-las em resultados positivos, que gerem valor, quer seja em nós ou no meio em que vivemos. "“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". (Rm.12.2).Ou seja, devemos deixar que essas informações sejam processadas dentro de nós, sejam transformadas em conhecimentos que gerem resultados positivos. A transformação precisa operar primeiramente em nós e,transformando-nos, devemos transformar o mundo, ou seja, as pessoas que estão à nossa volta, o contexto em que vivemos. Devemos fazer diferençã neste mundo. Como diz a Bíblia sermos sal. A função do sal é preservar a carne para que ela não apodreça, pois igualmente essa é a nossa função nessa nossa sociedade podre, hipócrita, sem referencial, sem valores...
    Que aprendamos a cada dia, que nos deixemos ser transformados, que estejamos abertos para aprender sempre, que busquemos de Deus sabedoria, discernimento para "reter somente o que é bom".
    Vânia - crente no Senhor Jesus.Administradora de Empresa, especialista em Assessoria Gerencial e em Gestão Pública. Boa Vista-RR

    ResponderExcluir